Sabemos que desde o início da vida escolar, as crianças necessitam desenvolver habilidades leitoras. É importante que diariamente elas entrem em contato com livros de diferentes gêneros textuais e suportes de textos, podendo ampliar seu vocabulário e suas experiências leitoras.
O desenvolvimento da leitura na educação infantil (levando em consideração a idade de 3 a 8 anos, que é a faixa etária da Escola Alba Frota) tem estreita relação com a linguagem oral da criança. Assim, a leitura de histórias deve ser realizada diariamente pelos professores.
A organização de um espaço destinado à manipulação de livros e diferentes textos pelas crianças deve ser garantido nas salas de atividades que atendam crianças pequenas.
![]() |
ESPAÇO DA BIBLIOTECA DA ESCOLA ALBA FROTA |
É importante também, que além da organização desse espaço propulsor do letramento, os professores se preocupem com a qualidade das obras literárias escolhidas para trabalharem com suas crianças, observando se o enredo, as imagens e o livro são adequados à faixa etária que acompanham. Para isso, é necessária a articulação com os profissionais que cuidam do acervo da Biblioteca da escola e do material didático necessário para o desenvolvimento das atividades.
Ouvir histórias tanto desenvolve a oralidade das crianças como sua criatividade, imaginação e postura de leitor. Desenvolver a curiosidade, a participação, o questionamento, o encantamento e a expressividade das crianças também é um dos focos desse trabalho.
O grande desafio para a realização desse projeto, que foi elaborado pela supervisão pedagógica da Escola Alba Frota, é o professor e profissionais envolvidos, se disporem a trabalhar com ele, assegurando a qualidade das ações pedagógicas e a melhoria da aprendizagem das crianças.
Do início até o final, há muito a se fazer e é necessária a participação de todos.
CURIOSIDADES:
- Crianças até 3 anos de idade (fase pré mágica) - Gostam de histórias simples que se aproximem da vivência afetiva e doméstica, com brinquedos e animais humanizados. Histórias de 5 a 10 minutos.
- Crianças de 3 a 6 anos de idade: (fase mágica) - No início, as crianças preferem histórias curtas, com pouco texto, enredo reduzido, expressões repetidas. Depois, começam a apreciar histórias de animais domésticos, de circo, zoológico, com enredos que envolvem alimentos, flores, nuvens, festas, etc. Histórias de 5 a 10 minutos.
- Crianças de 7 anos - Crianças que ainda estão desenvolvendo bons níveis de leitura preferem histórias da faixa etária anterior, e se interessam por contos de encantamento como O Gato de Botas ou João e o Pé de Feijão. Histórias de 10 a 20 minutos.
- Crianças de 8 anos: Preferem Contos de fadas com enredo mais elaborado. Passam a adorar castelos, príncipes, princesas e dragões. Já sabem que são elementos do faz de conta e começam a emitir opiniões e questinar acontecimentos. As histórias humorísticas têm papel importante na composição do repertório e da associação de ideias. Histórias de 10 a 20 minutos. (informações organizadas com base em: Contar histórias, uma arte sem idade, de Betty Coelho. São Paulo: Ática, 2008).
Nenhum comentário:
Postar um comentário