A Educação Infantil, primeira etapa da educação básica, é considerada a "porta de entrada" para a cultura letrada de uma boa parte da população brasileira. As Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil afirmam que a proposta pedagógica das instituições de educação infantil deve ter como objetivo garantir à criança o acesso a processos de apropriação, renovação e articulação de conhecimentos e aprendizagens de diferentes linguagens. (art. 8º)
Além disso, no art. 9º do mesmo documento, são descritas as práticas pedagógicas que devem compor essa proposta curricular, trazendo como eixos norteadores as interações e as brincadeiras, de forma que possam garantir experiências que:
III - possibilitem às crianças experiências de narrativas, de apreciação e interação com a linguagem oral e escrita, e convívio com diferentes suportes e gêneros textuais orais e escritos.
No currículo da Educação Infantil, propomos a garantia da promoção de práticas de oralidade, de leitura e de escrita pautadas por objetivos claros de ensino e de aprendizagem voltadas para a inserção das crianças na cultura letrada, considerando suas necessidades e interesses.
PROJETO DE LITERATURA DESENVOLVIDO NAS TURMAS DE INFANTIL III E IV COM AS PROFESSORAS REGENTES B.
![]() |
HISTÓRIA DA DONA BARATINHA |
Nenhum comentário:
Postar um comentário