segunda-feira, 29 de maio de 2017

FORA DENGUE!

No dia 24 de maio, além da grande passeata realizada pela Escola Alba Frota, houve também a distribuição de material educativo para as crianças. De uma forma lúdica, elas poderão aprender melhor sobre os cuidados com doenças e manter os ambientes mais limpos e conservados. 
Esse é um dos projetos que fazem parte da conservação do ambiente do nosso planeta. Vale ressaltar que no mês de junho daremos continuidade a ele.

Vamos conhecer este material?









ESCOLA E COMUNIDADE

É do conhecimento dos moradores da cidade de Fortaleza, que há alguns anos, vem crescendo o número de doenças causadas pela picada de um mosquito que está deixando muita gente com sérios problemas de saúde. Trata-se do Aedes aegypti.
É bom lembrar que ainda não existe vacina contra essas doenças, sendo necessário portanto, conscientizar a população da nossa cidade sobre os cuidados que devemos ter para evitá-las. Esse mosquito é muito folgado, adora sombra e água fresca e entra em nossas casas sem ser convidado.
Para ser um bom exterminador das doenças, você precisa conhecer onde e como o mosquito da dengue se reproduz. Precisamos estar sempre alertas e vigiar os possíveis esconderijos deste inimigo e impedir que ele encontre um lugar para se desenvolver.
Pensando nisso, a Escola Alba Frota, iniciou desde o mês de abril, atividades de conscientização da comunidade local, no combate a esse grande inimigo da nossa cidade. Uma equipe de articulação foi formada, tendo como coordenadora, a Professora Socorro, Orientadora Educacional da escola. 
Na última quarta-feira, dia 24 de maio, foi realizada uma grande passeata pelas ruas do entorno da escola, com a participação das crianças, pais, professores, coordenadoras, supervisora e orientadora educacional, funcionários, direção, com o apoio do CDL, AMC e representantes do NESMS (Núcleo de Educação Em Saúde e Mobilização Social). Panfletos com material educativo foram distribuidos durante a passeata com os transeuntes e moradores locais.

Se nós nos unirmos a dengue e outras doenças passarão bem longe das nossas casas!
Juntos poderemos mudar essa realidade!


TURMINHA DO INFANTIL SAINDO DA ESCOLA

SAÍDA PELA PRAÇA DO RIACHO PAJEÚ



TURMINHAS DO INFANTIL E FUNDAMENTAL I


BATEDORES DA AMC


 


DIRETORA E ORIENTADORA EDUCACIONAL

ENTRANDO NA RUA 25 DE MARÇO


EM DIREÇÃO À AVENIDA DOM MANUEL

PASSEATA PELAS RUAS DO CENTRO



 
APOIO AO MOVIMENTO CONTRA A DENGUE E OUTRAS DOENÇAS


O USO DE BASTÕES

MAIS UMA AULA ONDE O EQUILÍBRIO É UM DESTAQUE.
COM MATERIAIS SIMPLES E MUITA CRIATIVIDADE AS CRIANÇAS PODEM APRENDER MAIS E MELHORAR SEU DESEMPENHO FÍSICO E MENTAL.

VAMOS EXERCITAR ESSA TURMINHA!


AULA DE EDUCAÇÃO FÍSICA COM O PROFESSOR NARCÉLIO









CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS

Toda criança gosta de ouvir histórias. Não é a primeira vez, nem a última que publicaremos estes momentos especiais que servem de incentivo às nossas crianças. Ouvir histórias faz com que a infância seja mais estruturada e os conceitos sobre o mundo mais bem elaborados. 
"Como criança, sempre gostei de ouvir as histórias que meus pais e meus professores contavam e depois passei também a contar histórias para muitas e muitas crianças", é o que a maioria dos autores de histórias infantis relata.
Com um espaço privilegiado ou não, o importante é que a criança viva o encantamento das histórias infantis e sonhem com seus personagens, criem novas histórias e entendam sua importância para a construção do mundo real.
Valorizando espaços de convivência com outras crianças que também pensam como ela, a criança vai criando novas oportunidades de vencer os obstáculos que, por ventura, aparecerem em seu caminho.
E as histórias infantis têm uma parcela importante na construção deste caminho.

Hora da história na turminha da Professora Nadja.